Anime Dragon Ball comemorou 34 anos

Share

Em 26 de fevereiro de 1986 era lançado na televisão japonesa o primeiro episódio da saga Dragon Ball. O anime Dragon Ball comemorou 34 anos desde seu lançamento no mês passado. A série animada foi produzida pela Toei Animation e foi uma adaptação do Mangá de Akira Toriyama, que hoje está com 64 anos de idade.  O anime teve um total 153 episódios e terminou em 19 de abril de de 1989. Aqui no Brasil, a estréia foi somente em 19 de agosto de 1996 no SBT.

Toriyama conta que o mangá que inspirou a série teve inspiração nos filmes de Jackie Chan, no estilo de Kung Fu e na lenda chinesa de Jornada para o Oeste. Mas o que ele não sabia era que iria muito além do mangá. O autor participou da produção do anime, chegando a escolher os dubladores que fariam as vozes de seus personagens. O incrível é que no Japão a audiência do anime começou a cair gradualmente, tanto que o estúdio mudou o produtor e deram um reboot na série. Nascendo então o Dragon Ball Z.

Personagens da Série original de Dragon Ball

Enquanto isso nos Estados Unidos, a série foi remodelada e lançada no final da década de 80. Os personagens tiveram seus nomes remodelados, até mesmo o Goku foi rebatizado com o nome de Zero (WTF??). A coisa só começou a mudar quando nos States o primeiro filme ganhou a licença para ser exibido em 1995. Somente em 2001 é que o anime retornou para a televisão americana no Cartoon Network.

Já no rasil, a série que tornou-se o carro chefe do Bom dia &Cia da Eliana, era licenciado por outra empresa. Mesmo assim, o programa sofreu diversas alterações de horário, chegando a ser exibido no sábado. O que era um porre, pois tinha que acordar cedo para poder ver. Hahaha…  legal é que eram somente 60 episódios que a gente assistia aqui. Se não me engano, parava pouco depois de juntarem as esferas do Dragão pela primeira vez. Só em 2001 que a Globo comprou os 153 episódios, onde fizeram uma redublagem. Mas então já era muito tarde, pois o Dragon Ball Z e GT já estavam chegando na televisão para o público brazuka. O Z na Band e o GT no Cartoon Network Brasil.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.