Professor Fernando

O site pra quem não liga pra data da notícia

Professor Fernando
3º Ano9º AnoAulas

Segunda Guerra Mundial

Share

 

Revendo posts antigos, notei que a galera encontra muita dificuldade aqui pois é muita coisa a respeito da segunda guerra mundial. De fato o assunto já foi debatido e rebatido nos games, filmes, gibis e por demais artefatos da cultura. Por isso tentei fazer um resumo da Segunda Guerra Mundial. Não reclamem do tamanho pois não adianta ir direto pra guerra (até por que não é isso que seu professor vai cobrar em prova), temos que explicar um pouco o contexto. Se você deseja saber só sobre as batalhas, outra hora escrevo uns textos sobre isso. Mas vamos focar no que interessa estudar aqui.

Clique aqui pra fazer download dos slides de sala de aula.

Antecedentes da Segunda Guerra Mundial

Antes da Segunda Guerra Mundial, os EUA foram a única nação que saiu vitoriosa da Primeira Guerra Mundial. Lembre-se que ele estava cheio da grana devido aos lucros de reconstruir a Europa da guerra e emprestando dinheiro para as nações que estavam com suas economias arrasadas. Toda essa loucura dos anos 20 teve suas consequências, tanto que em 1929 essa prosperidade americana vai acabar na crise de superprodução. Essa crise foi percebida primeiro bolsa de valores e por isso ganhou o nome de Crash da Bolsa (já falamos sobre isso). 60% das empresas dos EUA faliram. Trabalhadores ficaram desempregados e por esse motivo os americanos param de enviar dinheiro pra Europa. O que deixa espaço para surgirem os governos totalitários.

Na Itália, Mussolini centraliza o poder do estado em suas mãos, canalizando todas as frustrações e insatisfações que o povo sofria dizendo que somente um Estado forte poderia resolver os problemas da nação. Surge assim uma ditadura, que será conhecida como Fascismo. Já na Alemanha, surge uma democracia muito fragilizada, constantemente agitada pela inflação, por manifestações populares, manifestações de trabalhadores e um país sem dinheiro para pagar as indenizações da guerra. Hitler, com o discurso de reconstruir a Alemanha e de salvar o orgulho nacional ferido, convence o país a obedecer ao partido Nazista e prepara o país para uma nova guerra.

Quer saber mais sobre o Fascismo? Clique aqui.

Enquanto isso na Rússia, perdão, na URSS, Stalin vai aumentar o poder do Estado, criando siderúrgicas, incentivando o trabalho, controlando os meios de comunicação, reprimindo os contrários ao governo e investindo fortemente no exército nacional. Com mão de ferro, o Partido Comunista da união Soviética (PUCS) vai ser criado, procurando servir de exemplo para todos os países que pertenciam à União Soviética.

A duas partes da segunda guerra mundial

Antes de começar a resumir a bagunça, para facilitar a compreensão, vamos dividir a guerra em duas frentes. De um lado temos a guerra da Europa: onde lutaram os nazistas, os fascistas, os americanos e os soviéticos. Do outro temos a guerra do oriente: onde lutaram os Estados Unidos e Japão.

Entendido isso, notem que antes da guerra começar, as nações “do mal” (estou sendo sarcástico) iniciaram sua política expansionista invadindo outros países na volta. Em 1931, O Japão invadiu a Manchúria que pertencia à China, como ninguém fez nada, em 1937, atacaram a China. Ideia semelhante teve a Itália que em 35 invadiu a Etiópia e em 1937 atacou a Albânia.

Por fim, a Alemanha viola o tratado de Versalhes em 1936 ao anexar novamente a Renânia (que ela perdera na Primeira Guerra para a França) e em 1936 anexou a Áustria ao seu território. Preocupadas, mas sem cacife para fazer nada, o Reino Unido (Inglaterra) e a França chamaram a Alemanha para uma conferência em Munique onde ela declarou que não voltaria atrás. Em 1939, os Alemães invadiram a Polônia e foi aí que a guerra começou.

As alianças da guerra

As alianças criadas para a guerra parecem muito com as alianças da primeira. De um lado as forças do Eixo: Alemanha, Itália e o Japão (que ficou lutando só na Ásia por isso ela também é chamada de Guerra do Pacífico). E do outro lado os Aliados, compostos pela Inglaterra, França e os EUA (que entram dois anos depois de iniciar a guerra). Eu não vou falar muito sobre a Itália pois Mussolini manteve um governo forte antes da guerra, mas à medida que as campanhas na Grécia e no Norte da África arrasaram com a economia italiana, em 1943 os Italianos enforcaram Mussolini. Quem fez a guerra continuar até o fim na Itália foram os nazistas, que ocupavam o país, por isso vou focar na Alemanha.

A segunda guerra mundial na Europa

Hitler manteve a guerra firme na Europa por anos. Mas levou ela em um timo tão frenético ao ponto que seus desejos expansionistas levaram a Alemanha para o buraco. Seu primeiro alvo foi a França, que foi neutralizada rapidamente. Nem vou perder muitas linhas explicando a França, mas entenda que o Norte da França foi ocupada pelos nazistas e os caras ficaram tirando onda por anos na França: comendo em cafés caros, se hospedando em hotéis de luxo, indo a teatros… tudo isso com a guerra rolando. Onde o bicho tava pegando era na Inglaterra (Reino Unido).

Os ingleses foram os primeiros que fizeram frente aos nazistas. Porém não conseguiram dar conta das táticas de guerra relâmpago dos nazistas (blitzkrieg) e da força aérea nazista (luftwafe), que bombardeou a cidade de Londres por dias. Por esse motivo em 1940 a Inglaterra ordena a retirada das tropas inglesas da Europa e voltam para casa: ou defendia a casa ou seguravam os nazistas. Ou seja, os Ingleses voltaram para casa para se reorganizar e voltar para a guerra. Esse era o momento perfeito para os nazistas acabarem com os ingleses, certo? É claro que Hitler não faria nada burro… certo?

O fim dos Nazistas

No início nazistas e soviéticos tinham um pacto de não agressão (e um ódio mútuo). Então os dois lados declararam paz e invadiram territórios no Leste europeu. De certa forma Stalin salvou a Estônia, Letônia e Lituânia dos nazistas ao anexar esses territórios. Mas depois de derrubar a Inglaterra, Hitler iniciou uma campanha pra cima da URSS. Essa campanha foi muito custosa para os nazistas pois toda a população soviética trabalhou junto para impedir o avanço nazista. Quando eu digo toda, foi toda. Temos histórias até de escoteiros que carregavam minas antitanque e de mulheres que pilotavam aviões de baixa qualidade soltando bombas com a mão sobre os nazistas (as bruxas da noite).

Ao perder para a URSS, a Alemanha entrou em uma fase de decadência que resultou no seu fim. Era o fim do expansionismo alemão e início de uma fase onde eles só tentavam se defender. Pouco depois, em 1944 os estadunidenses entram na guerra contra os nazistas primeiro na Itália e depois indo da França para a Alemanha. Um ano depois, em 1945 a guerra termina para a Alemanha com os soviéticos invadindo a Alemanha pela esquerda e os estadunidenses pela direita. Guardem essa informação pois vai ser importante para entender a Guerra Fria.

Clique para saber mais sobre a guerra fria

Cronologia da guerra na Europa (resumo)

  • 1935 – Invasão da Etiópia pela Itália.
  • 1938 – Anexação da Áustria pela Alemanha (Março).
  • 1939 – Guerra inicia oficialmente com a invasão Alemã da Polônia.
  • 1939 – Declaração de neutralidade dos Estados Unidos.
  • 1939 – Tratado de Não Agressão entre a URSS e a Alemanha.
  • 1940 – Rapidamente a Alemanha neutraliza a França, e depois ataca a Inglaterra lançando bombas sobre Londres.
  • 1941 – Alemanha acha que tem cacife e resolve invadir a URSS
  • 1942 – A URSS começa a marchar pra cima da Alemanha.
  • 1943 – Na Europa, os EUA invadem primeiro a a Itália invadindo a Alemanha só em 1944.
  • 1944 –  Itália se rende para as tropas aliadas.
  • 1945 – Em Maio a Alemanha não consegue suportar o ataque da URSS e dos EUA e se rende. A URSS começa a marchar pra cima do Japão

A segunda guerra no oriente

O mais importante da gente destacar aqui é o fato de o Japão estar literalmente lutando sozinho contra países que não estavam prontos para receber uma invasão. Cabe ressaltar também a crueldade dos japoneses sobre os chineses e povos conquistados. Na China os oficiais japoneses promoveram concurso de decaptações, estupros e demais atividades hediondas. Duvida? Tem até fotos para provar, é só dar uma Googlada ou clique aqui.

Enquanto isso a guerra terminou no ocidente e precisava terminar logo no oriente. Como os japoneses lutavam com sangue nos zóio, eles não se renderiam até a guerra chegar no mar do Japão. Se isso acontecesse, a URSS poderia chegar ao Japão ao mesmo tempo que os EUA chegaram na Alemanha. E por isso precisavam acabar com a guerra rapidamente. Por isso escolheram a possibilidade mais escrota possível para acabar com a guerra: as bombas atômicas.

A guerra toma fim MESMO no Japão em 1945 com a explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, cuja finalidade também era para intimidar a união Soviética. Outra vez a Europa sai arrasada da guerra, os EUA terminam com grandes lucros, mas quem termina como vitoriosos sobre o assalto à Alemanha são os soviéticos que desde antes dos EUA enfrentavam Hitler.

Cronologia da Guerra no Pacífico

  • 1931 – Invasão da Manchúria pelo Japão.
  • 1936 – Pacto Anti-Komintern entre o Japão e a Alemanha.
  • 1937 – Invasão da China pelo Japão.
  • 1939 – Derrota japonesa no Extremo Oriente soviético (batalha de Chalka-gol) face à URSS.
  • 1939 – Declaração de neutralidade dos Estados Unidos.
  • 1941 – Pacto de Não Agressão entre a URSS e o Japão (Abril).
  • 1941 – Ataque a Pearl Harbour pelo Japão, entrada dos EUA na guerra CONTRA O JAPÃO.
  • 1945 – Declaração de guerra ao Japão pela URSS em Agosto.
  • 1945 – Em Agosto, os EUA resolve acabar logo com a Guerra contra o Japão lançando duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Consequências da segunda Guerra Mundial

  • O Holocausto comandado pelas autoridades nazistas – inclusive como parte da “solução final” para o “problema judeu” – levaria ao genocídio, nos campos de concentração, de milhões de pessoas consideradas indesejáveis, dentre as quais, principalmente estavam os judeus, mas também membros da etnia cigana, eslavos, homossexuais, pessoas com deficiência e dissidentes políticos.
  • Após a guerra, o Movimento Sionista (de formação de um Estado judeu) valeu-se do horror mundial diante da divulgação do holocausto judeu, para obter a criação do Estado de Israel, na Palestina.
  • Estima-se que 72 milhões de pessoas morreram durante a guerra, incluindo cerca de 26 milhões de soldados e 46 milhões de civis.
  • Ascensão dos Estados Unidos como potência imperialista no mundo. Dominando o chamado BLOCO CAPITALISTA.
  • Ascensão da União Soviética como potência imperialista no mundo. Dominando o chamado BLOCO COMUNISTA.
  • Surgimento de diversos tratados para impedir novas guerras como a ONU, a Declaração universal dos Direitos Humanos, etc. A maioria, redigidos e organizados pelos vencedores da guerra (é claro!)

Vale lembrar que como os EUA agora liderava o bloco capitalista, ele influenciou para a libertação dos países que ainda estavam presos ao colonialismo. E é nesse momento que ele passa a Influenciar de vez na economia mundial como o vemos hoje. E também é assunto para outra aula. Para terminar, cliquem nessa imagem, façam download, tanto faz mas divirtam-se com essa tirinha enorme sobre a segunda guerra mundial, como se ela fosse uma briga de facebook.

Clique para ver em outra página

 

Share