O Rebelde desconhecido

Share

Hoje, 31 anos atrás. O Rebelde Desconhecido, ficou famoso em todo o mundo como figura heróica após ser filmado e fotografado durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. Várias fotografias foram tiradas do homem desconhecido, que ficou em pé em frente a uma coluna de tanques chineses Type 59, forçando-os a parar.

O rebelde na foto parou em frente aos tanques que tentaram desviar por mais de uma vez do mesmo, mostrando um protesto não agressivo do rebelde. Após isso ele subiu no tanque, conversou com o motorista, e sumiu no meio da multidão levado por duas pessoas de azul, dando passagem para o tanque.

O protesto feito em plena luz do dia foi uma tentativa de chamar a atenção do mundo para o massacre que ocorrera na mesma praça na noite do dia anterior. Infelizmente, nunca conseguiram identificar o rebelde desconhecido da foto. Acredita-se que o mesmo tenha sido morto pela polícia secreta chinesa.

O fato repercutiu no mundo todo, sendo fotografado de diversos ângulos. Em Abril de 1998, a revista Time incluiu “O Rebelde Desconhecido” na lista das 100 pessoas mais influentes do século. Na ocasião, o repórter Charlie Cole, trabalhando para a Newsweek, escondeu o filme contendo a foto do homem dos tanques num banheiro do Beijing Hotel, sacrificando um rolo de filme novo e imagens de protestantes após o Serviço Secreto Chinês invadir seu quarto para confiscar quaisquer materiais. Cole conseguiu resgatar seu rolo de filme do banheiro e o enviou à Newsweek. A foto apareceu na matéria 100 Fotografias que Mudaram o Mundo, da revista Life, em 2003.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.